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Por Sérgio Garcia

 

Barra Ouro

Marca, um dos maiores patrimônios de uma empresa

A marca é um dos patrimônios mais importantes que uma empresa pode ter. Ela vai sendo construída ao longo do tempo, por um conjunto de três fatores:

Identidade Visual – o logotipo da empresa e como ele é utilizado.
Cultura Empresarial – missão, postura, valores, ética…
Qualidade do produto ou serviço prestado.

Mas, como o logotipo influencia a marca?

O logotipo é o elemento visual que identifica e associa experiências à empresa. A pessoa vê o logotipo e se lembra das experiências que teve com a empresa.

Conforme o logotipo é visto por alguém, ele é gravado na sua memória e associado à empresa, por isso a necessidade de ele ser utilizado sempre de forma criteriosa, planejada e padronizada. Se o logotipo for usado livremente, sem que se sigam padrões previamente estabelecido, será criada uma memória bagunçada e a mensagem registrada será de que a empresa não é organizada. Ao contrário, a utilização adequada, uniforme, harmoniosa, transmitirá boas impressões, que ficarão gravadas positivamente na memória de quem vê o logotipo, ajudando a fortalecer a marca.

Cuide bem da sua marca!

 


 

 Equipe Canoa

Senso de Equipe com Ação e Reação

Tendemos a acreditar que os nossos assuntos são sempre mais importantes que os dos nossos colegas. Sempre que nos pedem algo, procuramos um jeito de deixar pra depois, protelar, não fazer, passar a “batata quente” para outra pessoa, afinal, temos outros assuntos mais urgentes para resolver. Mas, quando nós é que precisamos de algo, aí queremos que seja na hora, e se não nos atendem, encaramos como má vontade.

Precisamos entender e aceitar que na empresa nossos esforços estão interligados. A sua falta de resposta pode acarretar o atraso no meu trabalho, assim como a minha demora em atender a uma solicitação do meu colega pode comprometer os resultados dele, que somados aos meus e aos seus, formam os resultados da empresa, os nossos resultados. Agindo deste modo, boicotamos a corporação e, consequentemente, a nós mesmos.

É preciso quebrar esta corrente. Fazer valer para o bem a lei da ação e reação: colaboração gerando colaboração, atitude gerando atitude, gentileza gerando gentileza… Cooperativismo, amizade, cordialidade, confiança, transparência, bom-humor… são características que devem fazer parte do nosso cotidiano. Se eu não atendo bem ao meu colega, meu cliente interno, como posso querer que ele me atenda bem? Devemos enxergar a empresa como uma grande equipe, formada por equipes menores, os departamentos, todos ligados, precisando uns dos outros para tudo funcionar bem. Somente com este espírito de união, de equipe verdadeira, conseguiremos alcançar os bons resultados que queremos e precisamos.