A marca é um dos patrimônios mais importantes que uma empresa pode ter. Ela vai sendo construída ao longo do tempo, por um conjunto de três fatores:
– Identidade Visual – o logotipo da empresa e como ele é utilizado.
– Cultura Empresarial – missão, postura, valores, ética…
– Qualidade do produto ou serviço prestado.
Mas, como o logotipo influencia a marca?
O logotipo é o elemento visual que identifica e associa experiências à empresa. A pessoa vê o logotipo e se lembra das experiências que teve com a empresa.
Conforme o logotipo é visto por alguém, ele é gravado na sua memória e associado à empresa, por isso a necessidade de ele ser utilizado sempre de forma criteriosa, planejada e padronizada. Se o logotipo for usado livremente, sem que se sigam padrões previamente estabelecido, será criada uma memória bagunçada e a mensagem registrada será de que a empresa não é organizada. Ao contrário, a utilização adequada, uniforme, harmoniosa, transmitirá boas impressões, que ficarão gravadas positivamente na memória de quem vê o logotipo, ajudando a fortalecer a marca.
Cuide bem da sua marca!